Antes de mais os nossos parabéns por terem sido seleccionados para este Concurso. Para que saibam, são 17 as equipas inscritas no Concurso, num total de 51 jovens participantes.As equipas são oriundas dos mais diversos locais de Portugal Continental e Ilhas. A saber: Porto, Anadia, Amarante, Guarda, Águeda, Coimbra, Alcobaça, Loures, Amadora, Almada, Moita, Sesimbra, Sines, Beja, São Brás de Alportel e Ribeira Grande (Açores).
Para saberem mais sobre a lomografia poderão visitar:www.lomography.com (em inglês)www.lomografiaportugal.com (em português)Vale a pena espreitarem!"Corria o ano de 1982 e o mundo ainda estava em plena Guerra Fria. Na URSS, o general Igor Petrowitsch Kornitzky, do Ministério da Indústria e da Defesa Soviético, ordenou ao director da empresa LOMO, Michael Pantiloff, a produção maciça de máquinas fotográficas pequenas, robustas e fáceis de usar. O general amante da fotografia, Tinha-se deixado encantar por uma pequena máquina japonesa, muito resistente e cujas lentes eram de qualidade excepcional. A ideia era produzir Lomos baratas para que estas se tornassem verdadeiros instrumentos de propaganda, Com todas as famílias da URSS a documentarem amplamente, graças a elas, o estilo de vida soviético. A Lomo Kompact Automat foi produzida em série e vendida não só na União Soviética, mas tembém em países como o Vietname, a Alemanha de Leste e Cuba.
A "Lomomania" propriamente dita começa em Praga em 1991, quando dois jovens vienenses, de férias na capital da República Checa, descobriram a máquina Lomo. Começaram então a fotografar tudo, muitas vezes sem sequer olhar através da objectiva. De regresso a casa, o fascínio dos dois fotógrafos pela cor, a luz e a qualidade das imagens ( focadas ou desfocadas) foi tão contagioso que rapidamente a moda das Lomo se espalhou entre os jovens da cidade. Em 1995 nascia em Viena, na Áustria, a Sociedade Lomográfica e a primeira LomoEmbaixada, com o objectivo de impedir o desaparecimento das pequenas máquinas fotográficas russas, uma vez que a fábrica de São Petersburgo tinha acabado com a produção. A Sociedade Lomográfica organizou uma série de vendas de Lomos no âmbito de diversos eventos culturais, que serviram para afirmar o valor artístico da Lomografia. "
texto retirado de http://www.lomografiaportugal.com/html/lomografia.htm foto retirada de: http://www.programaescolhas.pt/modules.php?name=News&file=article&sid=1100